Metodologia
 

A Pesquisa é o instrumento fundamental para a aferição, avaliação e inferência das tendências políticas, econômicas e sociais, como subsídios para a formulação de estratégias de ação e de marketing.

A Pesquisa é o instrumento ideal para a aferição das diferenças entre a ideologia por um lado, ou seja, a maneira como o consumidor pensa ou se manifesta, e a atitude por outro, ou seja, a maneira como o consumidor age e pratica as suas decisões. A análise desta dicotomia entre a ideologia e a atitude possibilita a maximização dos objetivos políticos e empresariais, com a recomendação dos caminhos a serem seguidos para a maximização dos objetivos.

Pesquisa Quantitativa

A Pesquisa Quantitativa é o instrumento utilizado na aferição do ponto de equilíbrio político e econômico, na otimização das curvas de oferta e de procura do Candidato e do Voto.

Através das Pesquisas Quantitativas mede-se e decisão econômica do consumidor, na avaliação racional das tendências e de suas projeções, na elaboração de cenários políticos e econômicos.

Grupos de Discussão

Os Grupos de Discussão são fundamentais em campanhas políticas e de produtos. Se a Pesquisa Quantitativa mede a decisão econômica racional do consumidor, o Grupo de Discussão é uma Pesquisa Qualitativa que aprofunda os valores do consumidor, dentro dos quais as decisões de voto e de compra são tomadas.

Os Grupos de Discussão têm como principais objetivos a maior profundidade na incursão da ideologia e das atitudes dos participantes, e a reprodução e projeção das relações sociais dentro do Grupo, daquilo que vai se caracterizar como tendência no âmbito social uma vez toda a sociedade interaja na mesma intensidade do Grupo. O Grupo de Discussão aprofunda e antecipa as tendências sociais e econômicas.

Entrevistas em Profundidade

As Entrevistas em Profundidade aferem a percepção e os limites de aprovação dos Formadores de Opinião dentro de uma economia ou sociedade. Se a Pesquisa Quantitativa se referencia à decisão econômica do consumidor, e se os Grupos de Discussão estabelecem os limites valorativos da decisão do consumidor, a Entrevista em Profundidade é uma Pesquisa Qualitativa que determina os limites políticos e econômicos dos Formadores de Opinião na aprovação e implementação das tendências. As Entrevistas em Profundidade aferem os limites da decisão política e o grau de influência dos Formadores de Opinião.

Os três tipos de Pesquisa, Quantitativa, Grupos de Discussão e Entrevistas em Profundidade, dão-nos os contornos econômico, social e político das tendências e das decisões, possibilitando a maximização dos objetivos através da formulação de estratégias de ação e de marketing, na configuração da ação social.

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